quinta-feira, 21 de abril de 2011

Felicidade do Crente - O Contra-senso da Lógica

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa." Mateus 5:10-11

Este texto é humanisticamente ilógico e irreverente. Brinca com nossa mais profunda convicção de justiça e do que é correto.
Enquanto o mundo busca a felicidade a qualquer preço, mesmo que para isso tenha que ser desleal e não íntegro, Jesus vem dizer que feliz é aquele que sofre. Sofre porque é justo, porque é correto, íntegro e tenta viver uma vida digna. Sofre porque, ao viver uma vida honesta é perseguido. É perseguido porque não aceita entrar em falcatruas e jogos de poder. É perseguido porque não aceita levar vantagens desonestas e prefere sair perdendo do que agir com engano. É a esse tipo de perseguição que Jesus está se referindo; aquele que é perseguido porque é correto. Jesus não está se referindo àquele que sofre porque agiu errado e por isso está colhendo os frutos de sua ação.
Infelizmente está faltando no meio cristão pessoas que escolheram sofrer por causa da justiça, e mais infelizmente ainda, está sobejando falsos mestres e crentes que são perseguidos sim, mas por causa de sua má reputação, por causa de sua vida mesquinha e mundana.
Eu luto com minhas falhas e pecados dia após dia e tento vencer com a ajuda de Cristo, mas apesar disso, eu gostaria, com a graça de Deus, de ser reconhecido como um verdadeiro cristão no final de minha vida. Não quero que meu nome esteja envolvido com escândalos e baixarias. Não quero que me vejam como aquele que se aproveita do ministério para benefício próprio. Quero antes que me vejam como alguém que se sacrificou por seu rebanho, alguém que despendeu sua vida em pról do evangelho de Jesus e por amor a Ele.
Digitamos o nome de qualquer pastor televisivo no google e a maioria dos links mostrados são de crítica e escândalos. O nome de todos eles estão envolvidos de alguma forma com algum procedimento ilícito. Não é a esse tipo de perseguição que Jesus se referiu. A perseguição  que traz felicidade é a perseguição que sofreram os mártires; a perseguição do crente fiel que não tem medo de dizer a verdade doa a quem doer; a perseguição do pastor e líder que decidiu doar sua vida de forma irrestrita para levar o evangelho de Jesus aos quatro cantos.
Diante do caos e do quadro lamentável que vive a "igreja"¹ brasileira, cabe aqui uma pergunta: Se se levantasse no Brasil uma perseguição aos cristãos, quem subsistiria?

Felizes os perseguidos...porque vosso é o reino de Deus... (por mais ilógico que isso pareça)


¹ Igreja em sua forma institucionalizada

Nenhum comentário: