quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OS NOVOS APOLOGISTAS

Venho recebendo uma série de e-mails, mensagens no facebook, etc, etc, de algumas pessoas que se consideram apologistas, criticando alguns pastores que estão na berlinda, só porque trouxeram uma nova visão de igreja que se perdeu no legalismo religioso. Entre estes pastores estão o Gondim, o Kivitz e agora o Elienai Cabral Junior. Não tenho nada contra nenhum deles, muito pelo contrário, são pessoas que se cansaram da hipocrisia da igreja, assim como eu, e resolveram tentar mudar alguma coisa. Nenhuma mudança ou quebra de paradigma é fácil, tráz desavenças e discussões sem fim. Mas não estou aqui para falar deles, quero falar dos supostos defensores da fé cristã, porque é assim que se intitulam, defensores da fé histórica.
Bom, já que gostam tanto de história, deveriam estudar um pouco e ver que a história da igreja cristã teve momentos sombrios e sangrentos, momentos dos quais deveríamos nos envergonhar. E não me venha falar de história após reforma protestante. Nossa história começa no pentecoste com Pedro abrindo as portas do reino como prometido por Jesus em Mateus 16:19, passa por Constantino sim senhor, passa pela idade das trevas sim senhor e chega até a reforma. E não pensem que o derramamento de sangue acabou com a reforma, a Irlanda está aí até hoje colhendo os frutos disso.
Os defensores do cristianismo histórico deveriam colocar tudo isso em pauta se querem tanto defender a doutrina histórica. Aliás, às favas com a doutrina histórica, o que vale pra mim é tão somente a doutrina bíblica, interpretada da forma mais pura possível, já que interpretação pura é utopia.
Os defensores do cristianismo histórico deveriam lembrar que por centenas de anos fechamos as portas do reino para as pessoas que achávamos que não se adequavam aos padrões do nosso "cristianismo histórico". Mandamos muita gente para o inferno com a desculpa da moral e da ética, utilizando como pretexto os bons costumes; mas esses bons costumes na verdade sempre coibiram o preto, o pobre e a prostituta de adentrarem no reino, porque na mente doente destes legalistas o reino foi feito pra gente "certinha" que se enquadrava no esquema.
Então na verdade, o que eu acho mesmo, é que os legalistas estão com medo porque estes pastores estão tentando abrir as portas do reino para aqueles que realmente precisam do reino, os doentes do nosso mundo (ser igreja para quem não gosta da "igreja" e de quem a igreja não gosta). Estes legalistas estão com medo que no próximo domingo, no culto de adoração, tenham que se sentar ao lado de um bêbado fedido, uma prostituta mais atraente que as esposas deles ou um travesti de saia e maquiagem, e pior, vê-los cantando o mesmo cântico que eles (nossa, que blasfêmia!).
Estou cansado de hipocrisia, estou cansado de crente medíocre que só sabe criticar, mas não faz nada pelo reino, não estou falando pela "igreja", estou falando pelo reino. Estou cansado dessa babaquice de querer taxar quem está apto ou não para se apossar do reino.
Graças a Deus o reino está aberto, Jesus o inaugurou e nenhum medíocre vai fechá-lo.
Enquanto o cara de boné, sentado ao nosso lado na igreja nos incomodar mais que o mendigo sem ter o que comer; incomodar mais que o sofrimento da prostituta que está muitas vezes clamando por liberdade, do pobre que não tem o que comer e nem o que vestir, enquanto a música do culto for mais importante do que a miséria que assola a nossa sociedade, então nosso cristianismo está a anos-luz do cristianismo vivido e ensinado por Jesus, e se esse for o caso precisamos nos converter de novo, precisamos pedir para que Jesus nos quebre até que entendamos o que realmente importa para o reino.

Um comentário:

Ariane disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.