segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tempo de Refrigério

Lucas 10:42b "Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada"

Você já teve a impressão de que hoje em dia o tempo passa mais rápido? Já teve também a impressão de que na tua infância o tempo demorava mais pra passar? A semana passa voando porque não vemos a hora de chegar o fim de semana. O fim de semana passa voando porque ficamos tão ansiosos por querer aproveitar o tempo da melhor maneira, que quando nos damos conta já foi. É frustrante essa percepção de que a vida passa mais rápido do que gostaríamos.
Mas pergunte a um morador do campo, não do campo moderno, mas um daqueles das antigas, agricultor de subsistência, pergunte a ele se tem esta mesma percepção e provavelmente ele dirá que não. Ele ainda consegue viver seu dia bem vivido, fazendo uma coisa por vez, de forma bem tranquila.
Na verdade o tempo passa do mesmo modo que quando éramos crianças e hoje, do mesmo modo na cidade e no campo. É a nossa correria e agitação que nos engana e nos faz pensar que tudo corre mais rápido.
Costumo dizer que se pudesse moraria no campo, jogaria fora os celulares e tentaria viver uma vida com mais qualidade. Mas infelizmente não podemos, ou talvez não tenhamos coragem de deixar as "comodidades" da cidade grande.
Independente de ser possível ou não, viável ou não, devemos pelo menos buscar em meio a tudo isso, momentos de refrigério. Momentos que nos possibilitem "desligar" deste mundo louco e nos ligar em outro mundo "mágico". Estou falando de momentos com Deus.
A agitação e o corre-corre nos tirou inclusive os momentos de conversa com Deus. Não temos mais tempo para isso. Ouvi certa vez de uma pessoa que para repor esses momentos ela ouve pregações no carro enquanto dirige. Nada contra ouvir pregações no carro, mas sinceramente sinto que é uma alternativa no mínimo insuficiente. É na verdade só um paliativo para tapar nossa falta.
Precisamos de momentos de refrigério, momentos de tranquilidade e silêncio onde a sensibilidade para ouvir a voz de Deus é aguçada e onde nosso espírito pode encontrar consonância com o Espírito de Deus.
A princípio você achará que está perdendo seu precioso tempo, porque sua mente está acostumada ao ativismo desenfreado, mas com o tempo perceberá quão preciosos foram estes momentos e quão úteis para a sua espiritualidade.
Existe tempo pra tudo. Existe tempo de correr para uma atividade qualquer, mas deve existir tempo para se sentar e ouvir a voz de Deus e também poder falar com Ele. Este tempo não deve ser negligenciado com pena de passarmos pela vida sem experimentarmos uma comunhão mais profunda e transformadora com Deus. Se você escolher "gastar" seu tempo aos pés de Jesus, com certeza esse tempo não lhe será tirado.

Nenhum comentário: