quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vasos de Barro

Jeremias 18:4 "Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade."

Somos vasos em construção. Tudo em nossa vida está em constante e ininterrupta mudança. Por isso não tenho verdades absolutas comigo. Por isso mudo constantemente minhas provisórias "verdades". Não tenho mais crises com estas mudanças, visto que dia-a-dia, andando e conhecendo o Senhor, temos mesmo é que mudar.
Como já disse o Stênio, nossa vida é um grande tapete que o tapeceiro vai construindo devagar, incansável e paciente. É mais ou menos a mesma metáfora do oleiro que Jeremias foi visitar. Nada pronto, mas em constante construção.
E a construção se faz por culpa de Deus? Será que Ele se engana e por isso precisa refazer tudo de novo? De modo algum. Nós é que nos estragamos em suas mãos quando queremos agir por conta própria.
Mesmo entendendo que Deus conhece a história e nossos tropeços futuros, e apesar de nada surpreender Deus, entendo de forma bastante limitada, que Ele tem sempre um plano B; e um C, D, E, e quantos forem necessários para que nossa vida seja moldada de acordo com Sua vontade. A única diferença entre um plano e outro é a quantidade de tombos que tomaremos antes de entendermos e aceitarmos viver por aquilo que Deus traçou.
Não foi Deus quem predestinou a sua quebra quando estava sendo moldado por Ele, foram seus próprios atos de rebeldia que proporcionaram a quebra. O plano B de Deus, ou a nova moldagem do vaso, é pura e simplesmente a Sua misericórdia fazendo algo novo em tua vida. É o Seu amor que não nos deixa perder-nos em nossos desvarios.
E foi exatamente para isso que fomos chamados: sermos vasos. Recipientes que contenham coisas boas. Vazios não temos muita utilidade, mas cheios do Espírito Santo somos veículos das boas novas de Jesus ao mundo. E para sermos cheios do Espírito precisamos estar vazios de nós mesmos.
Este é o trabalho do oleiro: modelar o vaso para que ele se torne útil.
Que Deus nos ajude e nos modele a cada dia.

Nenhum comentário: