sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ONDE ESTÁ TEU IRMÃO?

Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? " Gênesis 4:9

Esta pergunta não foi feita somente à Caim, ela é feita a todas as pessoas que optaram viver suas vidas pautadas pelo evangelho de Jesus: Onde está teu irmão?
O evangelho é maravilhoso porque ele cria um círculo benéfico de ajuda mútua, eu te ajudo, você me ajuda e assim ninguém tem falta de coisa alguma. Por isso somos responsáveis uns pelos outros, e por isso, até hoje, Deus continua nos fazendo a mesma pergunta: Onde está teu irmão? Como está teu irmão?
E irmão de acordo com as boas notícias de Jesus é um conceito que vai muito além dos limites consanguíneos e se estende até o inimaginável conceito de inimigo. Porque no evangelho é sempre assim, tudo se estende, tudo se amplifica, como a graça de Jesus.
E Jesus certa vez tratou desta questão de uma maneira bem simples e resolveu criar o conceito de próximo, e disse que próximo é todo aquele que passa pelo teu caminho precisando de ajuda, e se você puder fazer alguma coisa para ajudá-lo, ele se transformou em teu próximo, seja ele amigo ou inimigo.
Por isso Deus continua nos perguntando: Onde está o teu próximo?
Podemos fazer como Caim e respondermos: esta responsabilidade não é minha, a culpa é do governo, do sistema ou do diabo, ou podemos responder à pergunta que transcende épocas e gerações: eu estou cuidando do meu próximo.
Caim era mais velho e, portanto, responsável por cuidar do seu irmão mais novo. Deus te colocou em uma situação privilegiada de poder cuidar ao invés de ser cuidado? Então a responsabilidade é tua e de mais ninguém. Quando você se exime dela você mata teu próximo.
Como cristãos, que possamos responder à pergunta de Jesus com tranquilidade de alma: sou responsável por meu irmão Senhor, pode deixar que dele eu cuido.

Nenhum comentário: