quinta-feira, 19 de maio de 2016

LIBERUM ANIMUM

Já nascemos com o DNA da independência.
Isso fica claro a medida que o bebê vai crescendo e aos poucos vai arriscando novos desafios. Começa a se soltar das coisas, vai subindo onde antes era impossível, vai fazendo gavetas de degraus e assim por diante. Até que quando menos se espera, está homem ou mulher feitos e tomando decisões para a vida.
Esse processo é natural e saudável. A busca da independência nos força à responsabilidade e a responsabilidade nos amadurece. Viver a vida inteira "debaixo da saia" dos pais nos infantiliza e nos torna eternos bebês chorões.
Portanto, qualquer instituição ou processo que não nos incentiva à independência, é tirano e ditatorial. E isso vai desde pais que não soltam seus filhos para viver, passando por igrejas que mantém sua membresia impondo o terror e o medo, até governos que aprisionam seus cidadãos pelos programas de ajuda que se eternizam e assim mantém eleitores fieis e encabrestados.
Os pais, devem ensinar seus filhos da melhor maneira possível e deixá-los viver, apostando na criação que deram.
As igrejas, devem ensinar seus membros a viverem de modo piedoso, e deixá-los livres para demonstrar essa piedade pelo mundo, mas nunca criar regras que os aprisionem dentro da instituição apenas a fim de manter o "negócio" funcionando.
O governo, deve proporcionar meios para que todos os cidadãos possam se desenvolver da melhor maneira possível, dentro das capacidades individuais, mas nunca escravizar o povo com "programas sociais" eleitoreiros que os mantém como eternas vítimas, incapacitando-os de buscar a ascensão pessoal e a independência em todas as suas formas. Um governo que "dá" tudo para seu povo não é um governo bom, mas um escravagista sem escrúpulos.
O próprio Deus, mesmo depois do homem ter traído a confiança de sua amizade, dá a este total liberdade: vai, enche a Terra, domina sobre ela, mas saiba que suas atitudes têm consequências. E é assim que devemos viver nossa vida, livres, mas conscientes de nossas responsabilidades.
Processos que causam dependência são verdadeiras prisões, e quanto mais aprisionados, mais dependentes. É um processo de retroalimentação quase irreversível.
Não nos deixemos aprisionar, sobretudo a nossa mente. Pessoas que têm a mente livre, podem até estar fisicamente encarcerados, mas interiormente estão construindo um mundo, e sobre estas pessoas não há ditadura que impere.

Nenhum comentário: