terça-feira, 17 de julho de 2012

A TRUPE DE JESUS

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. " Lucas 8:1-3

Este texto é fantástico. Até poderia-se passar por uma narrativa comum e quase sem significado, mas não é. Tem propósito e tem porquê cada detalhe destes 3 pequenos versos colocados por nosso médico querido, o Lucas. Alías, só mesmo o Lucas para ter uma visão tão perspicaz como esta. Desculpem-me os legalistas, mas acho que Mateus jamais teria um olhar como este.
Não sei se você consegue perceber, mas a trupe de Jesus não era nada recomendável. Alí tinha de tudo: cobrador de imposto, pescador briguento, homens de temperamento trovejante, uma ex-endemoninhada (e põe demônio nisso), uma mulher envolvida com o alto escalão do poder político-religioso de Israel, pobres, ricos, até traidor tinha.
Não creio que algum pastor ousaria sair por aí anunciando a boa notícia que o reino de Deus já havia chegado com uma turma dessas. Para olhares farisaicos, esse povo representava um marketing muito negativo para a missão de qualquer evangelista, mas não para Jesus.
Por mais contraditório que possa parecer, esse era exatamente o marketing que Jesus queria passar andando com esse bando.
Permita-me devanear um pouco aqui. Imagino Jesus andando e dizendo para as pessoas que encontrava nas ruas:
- Olha, tenho uma boa notícia pra você - o reino de Deus já chegou.
- Como assim já chegou? Como você pode provar o que está dizendo?
- Bom, basta olhar para minha trupe. Esta gente está me seguindo.
E então Jesus começa a fazer as apresentações:
- Esse é Pedro, ex-pescador, esse é Mateus ex-publicano, esses são Tiago e seu irmão João, pessoas que tinham um temperamento bem explosivo. Ah! essa é Maria Madalena ex-endemoninhada e essa é Joana, mulher de um oficial de Herodes, e este...e esta...
- É para este tipo de gente que o reino de Deus já chegou e você pode fazer parte dele se quiser.
Extraordinário. Jesus não andava com os religiosos, os engravatados, os doutores, os de reputação acima de qualquer suspeita. Jesus andava com gente da pior espécie que havia sido regenerada por ele, mas que continuava em um processo de restauração. E essa gente fazia parte da mais perfeita estratégia de marketing jamais vista na história. Eles eram a prova viva e inequívoca de que a boa notícia que Jesus estava anunciando realmente era verdade e funcionava. Se funcionou para aquele tipo de gente, pode funcionar para mim também; esta é a lógica.
Jesus não tinha vergonha de andar com eles. Jesus os expõe como garantia de que o seu evangelho tinha, tem e sempre terá poder para transformar qualquer criatura.
E desde então esta trupe tem aumentado. Marias, Pedros, Fábios, muitos nomes têm se juntado a este grupo porque resolveram aceitar a boa notícia de Jesus e andar com Ele, sem medo de mostrarem quem foram, porque têm a convicção de que não mais são o que eram. E como o Apocalipse nos mostra, é uma multidão que ninguém pode contar.
Fazer parte da trupe de Jesus é conviver com gente assim, os "ex-ninguém" deste mundo, e chamá-los de irmãos, porque é isso que o evangelho nos faz, une pobre e rico, preto e branco, homem e mulher, e quem não aceita esta "misturada" toda, infelizmente não pode fazer parte da caravana.
E a caravana continua passando e convidando, mulheres e homens que queiram, através de suas vidas, levar alegria e riso àqueles que estão tristes e caídos pelo caminho.

Nenhum comentário: