terça-feira, 3 de dezembro de 2013

QUANTO VOCÊ AMA A JESUS?


"Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta.

Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " Lucas 7:41-42

Esta pergunta foi dirigida ao fariseu, a você e a mim. Quanto você ama Jesus? Parece uma questão quantitativa. É e não é. Pra Deus não é, mas pra nós, seres humanos deve ser.
O fariseu se achava mais "santo" que a pecadora e por isso Jesus lhe conta uma parábola. A conclusão da parábola é simples: nem o fariseu "santo" e nem a pecadora tinham com que pagar a dívida para com Deus, mas Ele perdoou a ambos.
A pecadora devia mais que o fariseu? Claro que não. Esta é mais uma daquelas ironias deliciosas que só Jesus sabia fazer. Diante de Deus ambos deviam igual. Isso mesmo. Você deve a mesma coisa que o bandido e a prostituta.
Mas para o fariseu ele devia pouco ou nada, e para a prostituta, ela devia muito e talvez tudo.
A conclusão é simples. A prostituta, sabendo que sua dívida era impagável saiu perdoada e feliz. O fariseu saiu sobrecarregado e triste.
E esta é uma das maravilhas que esta pequena parábola nos mostra. Dependendo do quanto você acha que deve pra Jesus, você pode sair triste ou alegre, leve ou com um peso enorme nos ombros.
A auto-confiança vale somente no mundo contemporâneo onde se exacerba o homem e seu pseudo poder interior. Pra Deus qualquer auto-confiança é lixo porque ele nos vê interiormente, sabe quem somos no mais profundo do nosso ser.
A receita que Jesus nos dá é simples. Aceite que sua dívida é impagável mas que Jesus já a pagou. Você sairá leve como a prostituta com a certeza do perdão. Não mais olhará o outro como menos ou mais pecador, mas olhará a todos e se incluirá como dependente de Deus, salvo por graça e não por mérito.
Seu amor por Jesus será grande porque só você saberá de onde Ele o tirou. Só você saberá o peso que estava sobre você mas não está mais. E ouvirá, bem no fundo do seu coração: Sua fé lhe salvou, vá em paz.

Nenhum comentário: