quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

RETROALIMENTANDO O BEM

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Coríntios 1:3-4

O modo de vida que Jesus propôs é um sistema de retroalimentação. Foi assim que Ele quis que fosse porque este é o modo mais produtivo de relacionamento humano. Funciona em qualquer sistema de governo, em qualquer classe social e em qualquer época.
Jesus criou um sistema de cuidado mútuo, onde eu cuido de você e você cuida de mim e todos nós nos cuidamos ao mesmo tempo porque estamos sendo cuidados por Deus. De modo que ninguém deveria passar qualquer necessidade, de espécie alguma. E isto deve se aplicar a qualquer tipo de necessidade, seja ela social, emocional ou financeira.
E à medida em que vamos passando pelas necessidades vamos nos tornando mais aptos para ajudar aqueles que estão ou passarão pelas mesmas necessidades porque teoricamente a experiência nos garantiria alguma vantagem.
Neste sistema aquele que tem mais distribui com aqueles que têm menos. Aquele que passou por uma experiência profunda de luto ajuda aquele que está passando por isso. Aquele que tem a capacidade de ouvir e aconselhar fará àquele que precisa ser ouvido e aconselhado.
Haverá tempos em que não poderei ajudar porque estarei demasiado machucado pela vida e neste momento precisarei de ajuda e de tempo para me curar. No entanto, haverá outros tempos em que poderei compartilhar alguma coisa porque estarei bem com Deus e comigo mesmo.
E a ideia original era que esse sistema se alastrasse e tomasse o mundo, até os confins da Terra.
Neste sistema não dependeríamos do governo ou de qualquer entidade porque quem se ajuda na verdade são pessoas e não órgãos jurídicos.
Este sistema criado por Jesus chama-se evangelho. Não é socialismo ou comunismo como o conhecemos, porque o socialismo tolhe a liberdade de expressão e de escolha das pessoas. Tampouco é o capitalismo que dá liberdade mas tira o pão.
No evangelho de Jesus você tem liberdade porque é a graça que impera. E você tem pão e todas as suas necessidades supridas pela comunidade de irmãos; pelo menos esse era o ideal.
E por que o evangelho de Jesus tira a possibilidade de se viver sozinho? Porque só vivendo em comunidade e dependendo desta é que aprendo a não ser egoísta, aprendo a compartilhar e aprendo a ajudar e a ser ajudado.
Eu quero convidá-lo a viver este sistema onde você estiver. Na sua comunidade, na sua família, no seu bairro, onde a vida lhe mandar.
Porque natal se vive assim...todos os dias do ano.

Nenhum comentário: