quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SOBRE BODES DOENTES E OVELHAS VELHAS


Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.

Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: "Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade? " Respondeu ela: "Sim, foi esse mesmo". Pedro lhe disse: "Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também". Naquele mesmo instante, ela caiu aos pés dele e morreu. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos. Atos 5:1-11

O texto fala da vida da igreja primitiva. Lucas, de forma proposital, coloca em paralelo três personagens, José cujo apelido era Barnabé (aquele que gostava de ajudar) e um casal, Ananias e Safira.
O povo que morava em Jerusalém começava a passar por uma crise política e financeira, prenúncio da destruição que estava por vir, e aqueles que estavam se convertendo ao evangelho passavam pela mesma crise (a igreja não está isenta dos males desse mundo). Por isso, os irmãos começaram a se ajudar e aqueles que tinham mais ajudavam os que tinham menos, mostrando sua lealdade aos ensinamentos de Jesus.
Essa ajuda era voluntária, ninguém estava obrigado a fazê-la.
O casal citado acima prometeu doar todo o valor da venda de uma propriedade, mas reteve parte do valor para eles, talvez acostumados com os vícios da antiga religião, onde os bodes e ovelhinhas sacrificados já não eram tão puros como deveriam ser.
O costume começou a se alastrar porque afinal de contas nada acontecia mesmo; aparentemente Deus estava aceitando tudo numa boa.
Então tudo aquilo que não servia mais era levado ao sacrifício; ovelhas doentes e velhas começaram a substituir a pureza do sacrifício. E não é que Deus não ligava, Ele apenas  havia abandonado a religião à sua sorte. Deus havia fugido do "Templo".
O casal achou que poderia continuar com os mesmos vícios e roubou uma parte do dinheiro que havia sido prometido, e por isso morreram.
Você pode achar muito cruel, mas na verdade a morte física foi só uma manifestação daquilo que já havia acontecido em suas almas; eles já estavam mortos há muito tempo.
Como não existem mais histórias na Bíblia de pessoas que morreram pelo mesmo motivo, resta-nos entender este fato como um princípio do evangelho. E o princípio é simples: no cristianismo não dá pra se viver uma vida de enganação, porque na verdade não se engana as pessoas mas a Deus, e Deus não se deixa enganar.
E aqueles que estão usando do evangelho para benefício próprio, vivendo como se Deus não se importasse ou nem existisse, estão como o casal, mortos espiritualmente.
E o sinal mais evidente daqueles que estão vivos é o temor a Deus (...e grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos...). Temor aqui não significa medo, mas conhecimento de Deus. E quanto mais eu o conheço, mais eu o amo e menos medo eu tenho.
Quanto mais amor, menos medo. Quanto menos medo, mais temor.
Aquele que não o conhece, acha que pode mentir para Ele e por isso não há temor neste coração; talvez apenas medo de ser descoberto.
A questão aqui não é pelo dinheiro, mas pela mentira, por achar que se pode tratar o evangelho de Jesus com fraude e arrogância, como quem está acima de qualquer consequência.
Pode continuar na "igreja" trazendo seus bodes doentes e suas ovelhas velhas, mas saiba que já está morto; o enterro é mera consequência.

Nenhum comentário: