terça-feira, 21 de agosto de 2012

SER LUZ NÃO É UMA ESCOLHA

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:14-16

Ser luz não é uma opção para aqueles que um dia decidiram seguir a Cristo. Ser luz é inerente, faz parte da essência do cristão, não tem como ser diferente.
A diferença está em como essa luz será irradiada.
O cristão está posto no mundo como uma cidade sobre um monte. Impossível não ver, impossível não notar. Ela está lá como referencial; todas as coisas estão perto ou longe da cidade sobre o monte.
- Onde fica aquele rio? Perto da cidade sobre o monte.
- Onde fica aquela floresta? Próximo à cidade sobre o monte.
Referencial. Assim é o cristão.
- Como deveria ser o procedimento de um homem ou mulher honestos? O cristão é o referencial.
- Como deveria ser o procedimento de conduta e integridade? O cristão é o referencial.
O problema é quando o referencial que o cristão mostra ser é ruim. Inevitavelmente a luz do cristão brilhará, mas se o brilho for obscuro, ao invés de irradiar luz, irradiará trevas. Se a luz que há em ti são trevas, quão grande serão tais trevas. Não tem como ser diferente.
O cristão não pode passar despercebido, visto que ele está posto como uma cidade sobre um monte ou como um lustre na sala. E por isso, a grande responsabilidade de brilhar a luz de maneira certa.
Costumo dizer que o cristão, verdadeiramente cristão, não tem escolha, não tem volta, não tem como abdicar de sua condição de filho de Deus. Deus não abre mão daquele que um dia se decidiu por Ele. Esta pessoa está segura em Deus.
Esta é uma boa notícia, mas também uma grande responsabilidade; ser luz. E não dá nem pra ser sombra, meio claro e meio escuro, ou é luz, ou é treva.
O mundo espera ver luz, porque trevas ele já vê lá fora. O mundo espera um referencial, porque todos os referenciais cairam por terra no nosso pós-moderno modo de viver.
O mundo espera ver Cristo nas minhas e nas tuas atitudes. Seja luz. Brilhe a luz.

Nenhum comentário: